28/03/2020 às 10:29 - Atualizado em 28/03/2020 às 10:40

SINCADEAL mobiliza Secretaria de Estado da Saúde para alinhar pautas que envolve o Setor de Medicamentos do Estado

Em um encontro mobilizado pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas - SINCADEAL, nesta segunda-feira (23), aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde- SESAU, uma reunião com o secretário Alexandre Ayres, que teve como pauta esclarecimentos e alinhamentos, junto ao setor de medicamentos sobre a ação de busca de suprimentos para o combate ao Coronavirus (CODVID-19), que aconteceu no último sábado (21).
O momento teve a representação do Sincadeal, pelo Presidente Valdomiro Feitosa, o Presidente da Fecomércio, Gilton Lima, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Deputada Estadual Jó Pereira, e os empresários da D e A FARMA, Vagner Dantas, COMAC, José Santos Almeida e Rogério da Casa do Médico, que ouviram atentamente o objetivo emergencial da secretaria, junto a situação atual do Estado.
 
Em esclarecimentos, Alexandre Ayres explicou a tomada de decisão e alinhou sobre forma de pagamento. Destacou ainda que não houve intenção de afetar o setor, ou qualquer interpretação distorcida que possa ter ocorrido e orientou as equipes para levar a situação com a maior transparência e serenidade possível. “Embora tenha sido aparentemente uma medida abrupta, unilateral, entrei em contato com empresários que consegui falar, para garantir o pagamento. Volto a dizer que a gente estará pagando essa semana a todos vocês”, afirmou o secretário, que orientou as equipes a serem mais transparentes e cordiais possíveis. 
 
A reunião, como ressaltou o Presidente Valdomiro Feitosa, teve dois objetivos principais. O primeiro se referiu as medidas administrativas tomadas pelo Estado de Alagoas, por intermédio da SESAU, e que culminou com a requisição de produtos dos empresários do setor de medicamentos, a segundo foi reafirmar as necessidades e demandas do setor que há muito são discutidas junto ao Estado, principalmente no que se refere a concessão do regime especial tributário como essencial a sobrevivência do setor, de maneira competitiva e visando atender a demanda não apenas do Estado como da sociedade alagoana. Desse modo, o secretário se comprometeu a intervir junto a secretaria da Fazenda e ao Governador do Estado no sentido de dar celeridade à concessão dos benefícios solicitados.
 
“O comércio de medicamentos contribui de maneira expressiva para o PIB em Alagoas. Então precisamos dar celeridade a essas pautas que solicitam a facilidade para o setor, que logo, auxilia o Estado em toda e qualquer situação sobre a saúde pública”, Explicou Valdomiro.
 
Para a Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Deputada Estadual Jó Pereira, apoiou a ação e enfatizou a comunicação como base importante nesse gerenciamento de crise social. A atitude foi correta no sentido da necessidade, mas também é necessário alimentar a comunicação assertiva, para não falhar. Esse canal de comunicação é extremamente importante para um momento como esse que vivemos”.
 
Com todas exposições e solicitações, o Secretário de Saúde, se comprometeu em levar adiante esses questionamentos para tratar diretamente com o Governador Renan Filho e o Secretário da Fazenda, George Santoro para sanar definitivamente esses empasses. “Queria agradecer a compreensão de vocês, e dizer que diante de tudo, saímos de uma maneira positiva, até com uma pauta permanente para que eu possa encampar, que é essa pauta do regime de vocês. Vamos discutir, e eu acho que a gente não precisa nem esperar para sanar isso. Veremos de que maneira podemos ajudar vocês, e vamos proteger nosso comércio local”, afirmou.
 
Para o empresário Vagner Dantas, representante do setor de medicamentos, a reunião foi essencial para enlaçar esse combate atual a saúde coletiva. “O momento foi proveitoso, e é importante deixar claro que o setor, de forma geral, está junto em combate ao Coronavírus, e em parceria com o Governo do Estado, e sempre visando o melhor para a população de Alagoas. É um trabalho de união e força.” 
 
 
Para o Presidente da Fecomério, Gilton Lima, o debate das questões é mais uma prova de que a cada dia, todos os setores comerciais do Estado, precisam estar juntos em qualquer decisão em prol da sociedade alagoana. “Daqui saímos certo de que dentro desse entendimento, eles vão requerer o decreto e de uma forma pacífica, para que o Estado e o comércio usufruam de preços com igualdade em todo Nordeste.  É de extrema satisfação ter a representação do Sincadeal em um momento como esse.”
 
O presidente Valdomiro Feitosa enfatiza a importância desse envolvimento do Setor Atacadista e Distribuidor em uma situação de crise em Alagoas. “O Sincadeal tem essa representatividade e responsabilidade de trazer possibilidades e solucionar questões junto ao Estado e aos associados. É a união que nos fazem mais fortes.”
 
A reunião foi finalizada com grande satisfação e aguardo dos resultados das pautas discutidas.

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas

  • Endereço:
    Rua Afonso Pena, 89 - Farol
  • CEP: 57051-040
  • Processo: 051
  • Telefone(s): (82) 3336-3223
    Fax: (82) 3336-3223
  • Email contato: atacadista@fecomercio-al.com.br
  • Presidente:
    VALDOMIRO FEITOSA BATISTA