No Dia dos Pais, 52% dos consumidores da capital alagoana irão presentear

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O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (11) e, na celebração da data, 52% dos filhos pretendem presentear a figura paterna, conforme levantamento da pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais realizada pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio/AL).

Entre o percentual de consumidores que não irão presentear, 40,76% afirmaram não ter a quem dar presente, enquanto 21,20% disseram comemorar a data de outra forma. A falta de costume de presentear (14,67%) e o endividamento (7,07%) são outros motivos.

A pesquisa, realizada entre os dias 25 a 31 de julho, demonstra que itens de vestuário lideram a preferência dos consumidores com 43,78%, seguidos pelo tablet que, apesar de aparecer pela primeira vez na pesquisa de intenção de compras para os pais, já foi eleito por 13,43%. Também foram citados CD/DVD (9,45%), computador (8,96%), barbeador e aparelho de cortar cabelo (7,46%), perfumes e cosméticos (5,47%), câmara digital (5,47%) e assessórios para automóveis (3,98%), dentre outros.

Em relação aos valores que pretendem gastar com presentes, cerca de 18,41% dos consumidores irão desembolsar até R$ 50,00; 29,35% entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 20,40% entre R$ 101,00 e R$ 150,00; e 6,47% entre R$ 151,00 e R$ 200,00. Somando-se o percentual dos entrevistados que pretendem gastar na faixa de R$ 251,00 e R$ 300,00 e acima de R$ 400,00, tem-se 14,92% das intenções. O menor percentual foi registrado para valores entre R$ 301,00 e R$ 400,00 (4,48%).

Sobre a forma de pagamento, 45,27% afirmaram dar preferência ao cartão de crédito parcelado; 13,93% usarão o cartão na modalidade ‘rotativo’ e 14,93% como cartão de débito (à vista). O dinheiro surge como opção para 24,88% dos entrevistados, enquanto cheque e carnês de crediário quase não são lembrados (0,50% cada um).

Os locais mais procurados para a compra dos presentes, conforme a pesquisa, são shoppings (42,79%), centro da cidade (27,86%), galerias comerciais (10,45%), supermercados (9,45%), internet (3,48%), entre outros. O preço (26,37%) é o fator mais considerado pelos entrevistados para definir o local da compra. Para 18,41%, as promoções definem onde comprar. Já para 8,46% a qualidade dos produtos é o mais observado na hora da compra.

O levantamento demonstra também que, presenteando ou não, boa parte dos consumidores irá comemorar o Dia dos Pais: 77% dos entrevistados pretendem celebrar a data; 20% disseram não irão e 3% não estavam indecisos.  Dentre os que irão comemorar, a casa dos pais (29,90%) ou a própria casa (40,86%) surgem como locais escolhidos, seguidos de restaurantes (15,95%), casa de parentes (7,64%), outros (1,99%) e casa de amigos (3,65%).

Perfil

Do total de entrevistados, 54% são do sexo feminino. A idade da maioria é entre 35 e 44 anos (34,55%) e 25 a 34 anos (28,31%). Em relação ao nível de escolaridade, 42,86% têm o Ensino Médio e 41,56% têm o Superior Incompleto ou mais. Quanto à faixa de renda, 53,51% recebem entre dois a cinco salários mínimos; e 24,42%, entre cinco a dez salários mínimos.

A pesquisa completa está disponível no endereço http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/

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