Vendas de móveis e eletrodomésticos devem ser aquecidas

sites/default/files/user-197/pagina/imagens/img_5711_copy.jpg

O presidente da Fecomércio, Wilton Malta, recebeu a visita da gerente regional da Superintendência da Caixa Econômica Federal, Lucia Maria Motta. O encontro teve como objetivo apresentar o Programa Minha Casa Melhor, do governo federal. Lançado na primeira quinzena de junho, o plano irá conceder financiamento para aquisição de móveis e eletrodomésticos aos mutuários do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).

A nova linha de crédito abrangerá as famílias de qualquer uma das faixas do PMCMV que já tiveram as moradias entregues, bem como aquelas que já liquidaram seus financiamentos. Para participar é preciso estar adimplente com o PMCMV e ter o CPF válido perante a Receita Federal. Já os lojistas que desejarem atender à demanda devem se cadastrar na Caixa. 

 

Financiamento

Alagoas tem, atualmente, 70 mil unidades contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida e destas, 50 mil famílias já receberam suas casas e poderão ter acesso ao cartão Minha Casa Melhor. Isso representa boas perspectivas para o setor do comércio, já que o limite de crédito é de até R$ 5 mil, o qual poderá ser utilizado por até 12 meses. O prazo de pagamento do financiamento é de até 48 meses e a data de vencimento da parcela é a mesma do contrato do PMCMV.

“Se multiplicarmos o número de unidades contratadas pela quantidade máxima em crédito que cada família pode solicitar, o volume de crédito potencial pode ultrapassar os R$ 250 milhões. Se isso for injetado, digamos, nos próximos três anos no comércio do Estado, teremos – certamente - a continuidade do crescimento no volume de vendas e a manutenção do quadro de geração de emprego e renda no setor varejista”, analisa o economista Fábio Guedes.

De acordo com o economista, de janeiro a abril de 2013, o crescimento médio do volume de vendas do comércio varejista em Alagoas foi de 5,7%, maior que o registrado para o Brasil (5,2%). Ano passado, o crescimento médio do setor foi de 8,5%. As perspectivas trazidas pela nova linha de crédito pode ajudar a incrementar ainda mais as vendas do comércio como foi comentado. “Caso nada se altera fortemente, o setor de comércio e serviços em Alagoas continuará crescendo acima da média brasileira e puxando a geração de emprego. O novo programa terá papel importante nesse sentido; essa é a expectativa”, enfatizou.

Os móveis e eletrodomésticos abrangidos pela linha de crédito poderão ser adquiridos nos estabelecimentos comerciais cadastrados. Cada item tem um valor máximo atribuído pelo governo.  O lojista credenciado fará uso do selo do programa e deverá conceder desconto de 5% na nota fiscal sobre o preço à vista negociado.

Problemas com a imagem
Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas

  • Endereço:
    Rua Afonso Pena, 89 - Farol
  • CEP: 57051-040
  • Processo: 051
  • Telefone(s):(82) 3336-3223
    Fax:(82) 3336-3223
  • Email contato: atacadista@fecomercio-al.com.br
  • Presidente:
    VALDOMIRO FEITOSA BATISTA